domingo, 28 de agosto de 2011

Sugestão paraLeituras sobre Afro-Cultura

BIBLIOGRAFIA
Almeida, Eduardo Ribeiro e Medeiros, Ângela Cordeiro - História e Cultura Afro-Brasileira: Possibilidades e Impossibilidades na Aplicação da Lei 10.639/2003.

Bittencourt Circe Maria Fernandes - Ensino de História: fundamentos e métodos São Paulo – Cortez Editora – 2004.

Estatuto da Igualdade Racial

Karnal, Leandro (Org.) História na sala de aula – Conceitos, Práticas e Propostas- São Paulo – Editora Contexto, 5ª edição – 2008.

Rocha, José Geraldo - História da África e Cultura Afro-Brasileira.

Sugestão de filmes produzidos na África

À Espera Da Felicidade, / Heremakono


Mauritânia, França | Abderrahmane Sissako | 2002 | Drama | IMDB
Francês, Mouro (Hassani) | Inglês/Português | 91 min | 1,36Gb Mb

Em Nouadhibou, aldeia de pescadores no litoral mauritano, Abdallah, um jovem malinês de 17 anos visita a mãe antes de partir para a Europa. Neste lugar de exílios e de falsas esperanças o jovem, que não entende a língua, tenta decodificar o universo à sua volta. Nana, uma jovem sensual Makan que sonha com a Europa, Maata, um antigo pescador e agora eletricista e seu discípulo Khatra que vai ajudá-lo a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Os destinos se encontram e se desencontram ao longo dos dias os olhares fixos no horizonte aguardam uma incerta felicidade. 

 

Al-massir / O destino
A história se passa no século 12, na província de Andaluzia sob controle árabe. O famoso filósofo Averroes é nomeado juiz pelo califa e os julgamentos de seu tribunal liberal não são bem vistos por todos. Os rivais políticos do califa, reunidos em torno do líder de uma seita fanática islâmica, forçam o califa a enviar Averroes para o exílio, mas suas idéias continuam a viver graças a seus alunos.

 

Um Homem que Grita (Un Homme qui Crie)

Adam (Youssouf Djaoro) tem 60 anos de idade, é ex-campeão de natação, e há 30 anos trabalha com guardião de piscina de um hotel de luxo situado no Chade, na África. Contudo, investidores compram o estabelecimento e ele se vê obrigado a ceder sua vaga para seu filho Abdel (Diouc Koma), situação que o incomoda bastante por ver nela um declínio social. Além de estar diante deste conflito pessoal, seu país passa por uma guerra civil, com rebeldes ameaçando o governo. Neste contexto, Adam precisa ajudar o governo com dinheiro ou enviando seu filho para que lute pelo país. Assim, o líder do bairro pede que Adam dê sua contribuição, mas ele não tem dinheiro, só tem o filho.
 
Yeelen / A luz
Dotado de poderes mágicos, um jovem parte em busca de seu tio para pedir ajuda em uma luta contra seu pai, um feiticeiro que o havia abandonado e agora procura a morte do próprio filho.  
"O argumento surgiu em um momento de tensão, a todos os níveis. Por causa do medo de perder tudo. No Mali, como em toda a parte, as pessoas já não se reconhecem. Que cultura escolher? O que se possui na realidade? O que não se possui? Podemos ter a impressão de que um cataclismo se abateu sobre o continente africano... ambientei a história a dez séculos atrás para que os jovens reencontrem a noção profunda de sua cultura." 

El-haimoune / Andarilhos do deserto
Primeiro filme da Trilogia do Deserto, teve a colaboração da aclamada diretora tunisiana Moufida Tlatli ("Silêncio do Palácio" e "Tempo de Espera"). Seguindo a tradição árabe de contar histórias e sua experiência como escritor, Khemir cria um cenário especial no qual um jovem professor assume a escola de um pequeno vilarejo no meio do deserto. Fortemente influenciado pelas histórias das Mil e Uma Noites, o filme mostra figuras lendárias que se materializam, crianças que correm por labirintos, além do misterioso desaparecimento do professor. Neste filme é possível verificar como a lenda, a tradição e o destino estão fortemente ligados àquela comunidade. 


Finyè / O vento
Dois adolescentes malineses, Bâ e Batrou, oriundos de classes sociais diferentes, encontram-se no liceu e tornam-se namorados. Bâ é o descendente de um grande chefe tradicional. O pai de Batrou, governador militar, representa o novo poder. Os jovens pertencem a uma geração que recusa a ordem estabelecida e põe em xeque a sociedade.

"Na vida de cada ser humano, há sempre momentos em que você precisa fazer uma pausa, a fim de descobrir o que tem sido feito e o que ainda precisa ser feito. Finyé coloca esta pergunta dupla." Souleymane Cissé

Fonte: 
www.cine-africa.blogspot.com