domingo, 8 de janeiro de 2012

A África que nunca nos mostram

 
Escolhi esse vídeo porque refere-se muito ao que tenho falado em minhas palestras com professores e principalmente com os alunos.

Estamos acostumados a imaginar as imagens africanas de negros e criancinhas esqueléticas passando fome, elefantes e zebras caminhando nas ruas, que não são ruas, são terras abandonadas, secas, mata selvagem... 

Sempre procuro mostrar um continente cheio de países e cidades que nos dias atuais há estrutura urbana, com geografia muito semelhante à nossa, onde há rodovias, faculdades, hospitais, praias, shoppings, estradas, prédios, etc... É interessante como as crianças, principalmente, se espantam quando mostro as imagens de cidades onde pessoas se vestem como nós, por exemplo; que casas são semelhantes às nossas; que há motos e carros circulando nas ruas; que a organização urbana assemelha-se a nossa. 

Ainda passamos a imagem de que África é cheio de leões, elefantes, negros com vestimentas muito estranhas. Está na hora de desmistificar o que apresentam para nós e mostrar também o outro lado de uma África contemporânea, muito atual e que não vive primitivamente.

Eu montei as minhas próprias imagens mas não as disponibilizei aqui e são as que venho trabalhando em minhas palestras, mas achei esse vídeo interessante e já está prontinho para ser passado como recurso para você usar em sala de aula. Espero que lhe seja útil.

Pesquise e utilize, não fique de braços cruzados, não se silencie... É só começar!

Sawabona - cumprimento usado na África do Sul: "Eu te respeito, eu te valorizo!"

Para (re)pensar...





Essa mensagem pode ser usada em Reuniões Pedagógicas, sensibilizando os participantes a repensarem sua práxis.

Pode-se abordar:
  1. O tempo que há pra si mesmo, para cuidar de si, da sua saúde mental;
  2. Como suas atitudes tem refletido nas relações com os colegas de trabalho, com seus alunos, com a sua família;
  3. (Re)avaliar sua própria identidade, se se reconhece a si mesmo;
  4. Qual é o seu olhar para o outro que está ao seu lado?
  5. Minha prática tem influenciado positiva ou negativamente a mim mesmo e aos outros de que forma?
Agora, faça você mesmo esse exercício.