sábado, 7 de janeiro de 2012

Trabalho dos alunos da 8ª Série sobre Cultura Afro - Disciplina Português - Prof Thais










Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, na cidade do rio Grande-RS, proposto pela Prof Thais da Disciplina de Português, destacando a Literatura valorizando a contribuição da Cultura Afro-brasileira.

Nos meses de outubro e novembro de 2011, eu estava nomeada nessa escola para trabalhar no Programa Escuna, isto é, no Laboratório de Informática. Já desenvolvia o Projeto Boneca Africana Rana que tem o intuito de desenvolver atividades nas instituições que auxiliam professores na sala de aula e promovem entre os alunos uma maior valorização positiva sobre as questões que envolvem a Cultura Afro. Então, unimos a informática e a literatura e a cultura afro e foi montado um Projeto para a 8ª Série juntamente com os alunos.

Primeiro, A Boneca Rana apresentou-se na turma com a Contação de Histórias, levando vários exemplos literários que poderiam ser abordados, além de possibilidades de trabalhos que poderiam ser desenvolvidos pelos grupos para serem apresentados para a própria turma, inclusive, utilizando os recursos das mídias.

Para a minha surpresa, os alunos desenvolveram trabalhos belíssimos e se propuseram (ampliando a idéia inicial do projeto) a estender para os demais alunos dos anos iniciais da escola. Confeccionaram bonecos, apresentaram teatrinho de fantoches, fizeram apresentação teatral/dramatização, deram aula utilizando recursos multimídia, etc.

As fotos acima, são da participação deles, onde os alunos se caractezaram de Orixás, explicando para os ouvintes seus significados e contando histórias a partir das literaturas estudadas, explicando a importância das máscaras para o povo africano, etc. Jovens se despiram de (pre)conceitos, não se importaram com a cor da pele que tinham e se envolveram com grande entusiasmo e interesse sobre a história Afro. Meninos e meninas, grandes e pequenos mergulharam nessa experiência interdisciplinar.

Devemos nos movimentar, deixar que nossos alunos participem do processo e a aprendizagem será vista de uma forma mais interativa, onde há envolvimento.

Parabéns à Prof Thais e aos seus alunos que romperam as barreiras e realizaram um trabalho riquíssimo que com certeza, ficará gravado na mente e no coração de todos que participaram. Principalmente em mim!

Minha sugestão aos alunos foi que no ano vindouro, mesmo que não mais alunos da escola, montassem um grupo para continuar esse trabalho como multiplicadores da história e cultura afro, para divulgar o tema na escola, pois percebi a grande satisfação neles em terem realizado esse projeto.

Se quiser saber mais, entre em contato comigo: professoraingridcosta@gmail.com









Sugestão Curricular para as disciplinas de História e Artes sobre a Cultura Afro-brasileira*

*Sugestão Curricular apresentada no Encontro de Formação Continuada para Professores de História e Artes sobre Cultura Afro-brasileira possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural nas escolas do município do Rio Grande-RS, atendendo a Lei 10.639/2003.

HISTÓRIA:

História da África:
•    A importância da civilização africana;
•    Pré-história da África;
•    A Antiguidade Africana;
•    O papel dos anciãos e dos griots como guardiões da memória histórica;
•    História da ancestralidade e religiosidade africanas;
•    Da expansão islâmica à colonização;
•    A intervenção europeia na África;
•    Do tráfico à escravidão do ponto de vista dos escravizados;
•    Civilizações e organizações políticas pré-coloniais, como os reinos de Mali, do Congo e do Zimbabwe;
•    O papel dos europeus, dos asiáticos e também de africanos no tráfico;

            Os povos africanos e a cultura afro-brasileira na construção do país:
•    A herança africana;
•    O tráfico negreiro;
•    Grupos étnicos trazidos para o Brasil;
•    A vida dos escravizados no Brasil;
•    Cultura Africana no Brasil;
•    Importância do açúcar;
•    Ciclo do Ouro;
•    Ciclo do Café;

História afro-brasileira:
•    Movimentos Abolicionistas;
•    Significado da Lei Áurea para os negros;
•    Identidade e memória afro-brasileira;
•    Mestiçagem e multiculturalidade;
•    Iniciativas e Organizações Negras (exemplos: associações negras recreativas, culturais, educativas, artísticas, de assistência, de pesquisa, irmandades religiosas, grupos do Movimento Negro);
•    As tecnologias trazidas pelos escravizados (exemplos: agricultura, mineração, edificações. produção científica, artística, política, etc);


Os quilombos:

•    História dos quilombos (ontem e hoje);
•    Quilombo de Palmares: símbolo de luta;


ARTE:

•    Manifestações fundamentais para a formação do Brasil: Música, festas e dança africana e afro-brasileira;
•    Instrumentos musicais de origem africana e afro-brasileira;
•    Obras e biografias de artistas negros e negras ou que trabalham com a temática étnico-racial;
•    Capoeira;
•    Mitos africanos;
•    Calendário Africano;
•    Datas significativas: O 13 de maio – Dia Nacional de Luta Contra o Racismo;  o 20 de novembro – Dia da Consciência Negra; o 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial;
•    Atuação de negros em diversas áreas do conhecimento.

*Colaboração: Pesquisa realizada pela Prof Msc Ingrid Costa - 2011.