Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, na cidade do rio Grande-RS, proposto pela Prof Thais da Disciplina de Português, destacando a Literatura valorizando a contribuição da Cultura Afro-brasileira.
Nos meses de outubro e novembro de 2011, eu estava nomeada nessa escola para trabalhar no Programa Escuna, isto é, no Laboratório de Informática. Já desenvolvia o Projeto Boneca Africana Rana que tem o intuito de desenvolver atividades nas instituições que auxiliam professores na sala de aula e promovem entre os alunos uma maior valorização positiva sobre as questões que envolvem a Cultura Afro. Então, unimos a informática e a literatura e a cultura afro e foi montado um Projeto para a 8ª Série juntamente com os alunos.
Primeiro, A Boneca Rana apresentou-se na turma com a Contação de Histórias, levando vários exemplos literários que poderiam ser abordados, além de possibilidades de trabalhos que poderiam ser desenvolvidos pelos grupos para serem apresentados para a própria turma, inclusive, utilizando os recursos das mídias.
Para a minha surpresa, os alunos desenvolveram trabalhos belíssimos e se propuseram (ampliando a idéia inicial do projeto) a estender para os demais alunos dos anos iniciais da escola. Confeccionaram bonecos, apresentaram teatrinho de fantoches, fizeram apresentação teatral/dramatização, deram aula utilizando recursos multimídia, etc.
As fotos acima, são da participação deles, onde os alunos se caractezaram de Orixás, explicando para os ouvintes seus significados e contando histórias a partir das literaturas estudadas, explicando a importância das máscaras para o povo africano, etc. Jovens se despiram de (pre)conceitos, não se importaram com a cor da pele que tinham e se envolveram com grande entusiasmo e interesse sobre a história Afro. Meninos e meninas, grandes e pequenos mergulharam nessa experiência interdisciplinar.
Devemos nos movimentar, deixar que nossos alunos participem do processo e a aprendizagem será vista de uma forma mais interativa, onde há envolvimento.
Parabéns à Prof Thais e aos seus alunos que romperam as barreiras e realizaram um trabalho riquíssimo que com certeza, ficará gravado na mente e no coração de todos que participaram. Principalmente em mim!
Minha sugestão aos alunos foi que no ano vindouro, mesmo que não mais alunos da escola, montassem um grupo para continuar esse trabalho como multiplicadores da história e cultura afro, para divulgar o tema na escola, pois percebi a grande satisfação neles em terem realizado esse projeto.
Se quiser saber mais, entre em contato comigo: professoraingridcosta@gmail.com