sábado, 7 de janeiro de 2012

Sugestão Curricular para as disciplinas de História e Artes sobre a Cultura Afro-brasileira*

*Sugestão Curricular apresentada no Encontro de Formação Continuada para Professores de História e Artes sobre Cultura Afro-brasileira possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural nas escolas do município do Rio Grande-RS, atendendo a Lei 10.639/2003.

HISTÓRIA:

História da África:
•    A importância da civilização africana;
•    Pré-história da África;
•    A Antiguidade Africana;
•    O papel dos anciãos e dos griots como guardiões da memória histórica;
•    História da ancestralidade e religiosidade africanas;
•    Da expansão islâmica à colonização;
•    A intervenção europeia na África;
•    Do tráfico à escravidão do ponto de vista dos escravizados;
•    Civilizações e organizações políticas pré-coloniais, como os reinos de Mali, do Congo e do Zimbabwe;
•    O papel dos europeus, dos asiáticos e também de africanos no tráfico;

            Os povos africanos e a cultura afro-brasileira na construção do país:
•    A herança africana;
•    O tráfico negreiro;
•    Grupos étnicos trazidos para o Brasil;
•    A vida dos escravizados no Brasil;
•    Cultura Africana no Brasil;
•    Importância do açúcar;
•    Ciclo do Ouro;
•    Ciclo do Café;

História afro-brasileira:
•    Movimentos Abolicionistas;
•    Significado da Lei Áurea para os negros;
•    Identidade e memória afro-brasileira;
•    Mestiçagem e multiculturalidade;
•    Iniciativas e Organizações Negras (exemplos: associações negras recreativas, culturais, educativas, artísticas, de assistência, de pesquisa, irmandades religiosas, grupos do Movimento Negro);
•    As tecnologias trazidas pelos escravizados (exemplos: agricultura, mineração, edificações. produção científica, artística, política, etc);


Os quilombos:

•    História dos quilombos (ontem e hoje);
•    Quilombo de Palmares: símbolo de luta;


ARTE:

•    Manifestações fundamentais para a formação do Brasil: Música, festas e dança africana e afro-brasileira;
•    Instrumentos musicais de origem africana e afro-brasileira;
•    Obras e biografias de artistas negros e negras ou que trabalham com a temática étnico-racial;
•    Capoeira;
•    Mitos africanos;
•    Calendário Africano;
•    Datas significativas: O 13 de maio – Dia Nacional de Luta Contra o Racismo;  o 20 de novembro – Dia da Consciência Negra; o 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial;
•    Atuação de negros em diversas áreas do conhecimento.

*Colaboração: Pesquisa realizada pela Prof Msc Ingrid Costa - 2011.

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