domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ser negra e bela!

MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA, as mulheres negras e morenas têm sido alvo de novos olhares. Os observadores em questão são a indústria e o mercado de cosméticos.
Nos últimos anos, novos produtos foram lançados, voltados para as diferentes características de cada tipo de pele. “Hoje em dia há uma série de tons para se maquiar uma mulher negra”, conta o maquiador Alê de Souza.
“Antigamente havia um problema grande com maquiagens para pele negra. Quando se usava base e pó, a pele ficava cinzenta, ou até muito preta. Os produtos não eram adequados para esse tipo de pele”, continuou o profissional.
Segundo dados do IBGE, os negros e pardos no Brasil representam 47% da população, aproximadamente, tornando-se um ótimo mercado para as empresas do setor. “A preocupação com esse mercado é de três, quatro anos para cá. Eles perceberam que precisavam olhar para esse público”.


MARROM COMO A PELE
SOMBRA
OLHO
LÁBIOS
ROSTO
PELE, o desafio da maquiagem é fazer a pele parecer perfeita. Para conseguir este efeito, primeiro aplique o corretivo, traçando uma linha com a ponta do dedo, que começa na testa, passa pela parte de cima do nariz, desce pela boca e chega até o queixo. Em seguida, com uma esponja, aplique uma base de tom mais escuro na têmporas e, depois, sob as maçãs do rosto, na parte de baixo do queixo e no pescoço. Com resíduos de base dessa mesma esponja, uniformize o tom da pele, fundindo delicadamente a base com o corretivo, sempre de fora para dentro. Finalize com um leve toque de blush, em tom terra-claro ou rosa-mate sem brilho, aplicado delicadamente com uma esponja, em movimentos circulares, do meio das maçãs em direção às temporas.
SOMBRA, contorne todo o olho com um lápis marrom, fazendo um traço junto à raiz dos cílios, passando pelos cantos externos e subindo em direção às sobrancelhas. Em seguida, usando um pincel-esponja, aplique uma sombra marrom mais escura, esfumaçando bem o traço do lápis. Agora, com um pincel de cerdas macias, aplique a mesma sombra, acentuando a pintura no centro da pálpebra. Ilumine a raiz das sobrancelhas passando um lápis dourado, do meio para as pontas externas.
OLHO, para aplicar o delineador sem borrar, o truque é tirar o pincel da embalagem, remover o excesso de produto em um lenço de papel e só então fazer o traço, começando do canto interno para o externo. Depois, molhe novamente o pincel, retire o excesso e faça um traço bem fino, dos cantos externos em direção às sobrancelhas. Aplique, em seguida, três camadas de máscara à prova d´água nos cílios superiores e uma nos inferiores. O toque final fica com o glitter (pode ser brilho ou purpurina dourada), que deve ser aplicado com um pincel abaixo do contorno inferior dos olhos, do meio para fora.
BOCA, quando o olho é forte, a boca pode ser bem delicada, transparente. Com a ponta dos dedos, aplique um batom que tenha o mesmo tom da boca e, em seguida, passe duas camada de gloss ou brilho transparente.
OLEOSIDADE E MAÇA DO ROSTO, quando o assunto é o controle da oleosidade, a dica é simplesmente a aplicação de pó compacto no rosto, para eliminar o brilho. Se a intenção é diminuir o volume da bochechas, passe blush marrom com um pincel grande, fazendo um traço desde a altura da orelha em direção ao nariz, cobrindo a maçã do rosto. O resultado será uma face mais fina e alongada. Para criar o efeito de diva, finalize com um batom de cor mais forte. Os olhos ficarão mais valorizados se forem pintados com sombra marrom e finalizados com um tom dourado. Arremate com cílios postiços e uma generosa camada de rimel.

CUIDADOS
Cuidados Especiais
Todas as mulheres, negras e morenas também precisam ter cuidados especiais com a pele. Mas de acordo com suas próprias características.
“A pele negra tem algumas características exclusivas dela. Ela é mais espessa, tem mais melanina, com maior proteção solar, e tem uma grande oleosidade, o que provoca uma tendência à acne”, explica o dermatologista Otávio Roberti Macedo.
O medo da acne, inclusive, aparece na publicitária Erediana. “Cuido da pele em casa. Uso um sabonete para cravos e espinhas, lavo de manhã e à noite. E mando fazer um creme para o rosto”, conta.
Dr. Macedo dá mais dicas para evitar o problema. “A maquiagem precisa ser mais leve, com uma textura principalmente mais leve. E os tons e os pigmentos precisam ser de maneira específica para esse tipo de pele”, continua Dr. Macedo.
Para Alê de Souza, os próprios produtos para maquiagem usados atualmente ajudam a cuidar da pele. “Hoje em dia, as bases, os pós, são praticamente um tratamento de beleza, todos enriquecidos com vitaminas, etc”.
Mas, além da acne, Erediana conta outro de seus principais receios com a pele. “A gente tem uma pele bem firme. Mas ela é bem sensível e resseca com mais facilidade”, revela.
Dr. Macedo confirma o problema e dá uma dica especial de cuidado. “Principalmente a pele do corpo da mulher negra corre um risco maior de ressecamento. Por isso o banho não pode ser muito quente e demorado”, explica.
O dermatologista termina lembrando que os cuidados com a pele também devem existir de dentro para fora. “O que você come, se fuma ou não, sua saúde em geral, tem implicação na sua pele”.
Fonte: Agência MBPress / Fotos Revista Raça Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário