domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sugestões e sinopses de filmes e livros - Cultura Afro

Fonte: www.culturanegra.com.br


FILMES
SINOPSE: AMISTAD
Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.
SINOPSE: A FAMILIA DA NOIVA
Percy Jones (Bernie Mac) é um chefe de família que se orgulha de estar sempre certo em relação a sua família. Ele está prestes a conhecer Simon Green (Ashton Kutcher), o novo namorado de sua filha Theresa (Zoe Saldana). Temeroso, já que acredita que não exista homem bom o suficiente para sua filha, Percy encomenda uma investigação de crédito de Simon. O resultado o tranquiliza, já que Simon é um bem sucedido corretor de ações, com Percy acreditando que ele seja um ótimo pretendente para Theresa. Porém o que ele não contava era que Simon fosse branco. Surpreso com a situação, Percy começa a questionar Simon sobre sua vida e suas origens. Mas o que Percy não sabe é que Simon já pediu Theresa em casamento e que o casal pretende anunciar o noivado na festa de bodas de prata do casamento dos pais dela.
SINOPSE: A ÚLTIMA CEIA.
Hank Grotowski (Billy Bob Thornton) e seu filho Sonny (Heath Ledger) trabalham juntos em uma prisão localizada no sul dos Estados Unidos. Hank é extremamente racista e precisa lidar com este sentimento todos os dias, devido à presença de negros na prisão. Um deles, Lawrence Musgrove (Sean "Puffy" Combs), recebe periodicamente a visita de sua esposa Leticia (Halle Berry). Após ser condenado à morte, Leticia segue sua vida juntamente com seu filho Tyrell. Porém, duas tragédias acabam fazendo com que as vidas de Leticia e Hank se cruzem.
SINOPSE: AS FILHAS DO VENTO
História lírica de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas, este filme reúne o maior elenco negro da história do cinema brasileiro. A ação se passa em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, onde os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dra-mas das personagens de forma sutil e poderosa. A trama está centrada na trajetória de duas irmãs: uma delas, ainda jovem, partiu para tentar a carreira de atriz na cidade grande; a outra ficou para cuidar do pai. Anos mais tarde, vão se reencontrar. Vencedor de seis troféus no Festival de Gramado de 2004, incluindo melhor diretor, atriz (Léa Garcia e Ruth de Souza), ator (Milton Gonçalves), atriz coadjuvante (Thalma de Freitas e Taís Araújo), ator coadjuvante (Rocco Pitanga) e o prêmio da crítica.
SINOPSE: DUELO DE TITÃS
Herman Boone (Denzel Washington) é um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.
SINOPSE: HOMEM DE HONRA
Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos - exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday - se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.
SINOPSE: HOTEL HUANDA


O longa retrata a história verídica do massacre, talvez o mais sanguinário da história, acontecido em 1994 em Huanda, África do Sul, que matou quase toda a população local com somente o uso de facões.
Elenco:   Xolani Mali, Don Cheadle, Desmond Dube, Hakeem Kae-Kazim
Direção:   Terry George 
SINOPSE: HURRICANE.
Denzel Washington volta às telas numa atuação arrebatadora ao contar a história de Rubin "Hurricane" Carter, famoso boxeador americano que foi preso por 20 anos por um crime que não cometeu. Recebeu uma indicação ao Oscar. 
SINOPSE: MALCOM X
O diretor Spike Lee (O Verão de Sam) leva às telas a cinebiografia de Malcolm X, um dos maiores defensores dos desejos dos negros nos Estados Unidos. Com Denzel Washington, Angela Bassett e Delroy Lindo no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar
SINOPSE: MEU NOME É RÁDIO.
Harold Jones (Ed Harris) é um técnico de futebol americano que desenvolve uma amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante do colegial que é deficiente mental. A amizade dos dois cresce com o passar dos anos, com Jones acompanhando a transformação de Radio de um jovem tímido para a inspiração da comunidade em que vive.
SINOPSE: TEMPO DE GLÓRIA
Durante a Guerra Civil é dado para um jovem sem experiência (Matthew Broderick), mas de uma influente família, o comando do primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros.
SINOPSE: VOLTANDO A VIVER
Antwone Fisher (Derek Luke) é um jovem marinheiro de temperamento explosivo, que constantemente arruma confusão na Marinha. Enviado ao psiquiatra Jerome Davenport (Denzel Washington), Antwone inicialmente se mostra relutante mas aos poucos revela ao médico seu passado problemático. Com o tempo Antwone e o dr. Davenport iniciam uma relação de amizade, ao mesmo tempo em que o marinheiro se apaixona pela jovem Cheryl (Joy Bryant).
LIVROS - DICAS DE LEITURA.
Ahyas Siss
Afro Brasileiros Cotas e Ações Afirmativas: Razões Históricas.
Há cerca de quatrocentos anos que os primeiros africanos foram trazidos ao Brasil. Seu estatuto de escravizado nãos lhes dava direito ao sistema educacional na época reservado aos homens e às mulheres livres. É por isso que o único marco histórico objetivo para analisar e discutir a situação educativa do afro-descendente neste país só pode ser fixado após a abolição formal decretada em maio de 1888.

Maurício Pestana
Racista, Eu!? De jeito nenhum.
Descrever as diversas faces das desigualdades sociais e raciais brasileiras tem sido a marca do cartunista Maurício Pestana. Através de sua obra é possível ter a mais completa radiografia das formas sutis e, às vezes, nem tão sutis, do racismo em nosso país.

Maria Cristina Cortez Wissenbach
Sonhos Africanos, vivências ladinas - Escravos e forros em São Paulo (1850 - 1880).
Um pouco antes do advento das ferrovias, das indústrias e dos fluxos de populações imigrantes, São Paulo guardava ainda uma feição colonial, onde todos os habitantes pareciam se conhecer. Sonhos africanos, Vivências Ladinas remonta a vida da cidade na segunda métade do século na ótica dos setores sociais despretigiados, sobretudo escravos, forros e homens brancos pobres.

Marco Frenette
Preto e Branco a importância da cor da pele.
Brutalmente esclarecedor, Preto e Branco revela as feridas abertas de um dos maiores tabus a sociedade brasileira: o racismo.

Giralda Seyferth, Maria Aparecida Silva Bento, Maria Palmira da Silva, João Baptista Borges Pereira, Maria de Lourdes Siqueira, Valter Roberto Silvério, Maria Aparecida da Silva e Joaquim Barbosa Gomes.
Racismo no Brasil.
O Brasil é um país de muita cores, de muitas vozes, da cultura de muitas raças. É o país da diversidade, isso todos sabemos. Nessa afirmação, porém, reside uma perniciosa falácia, que dificulta desmascarar a supremacia branca incorporada na mentalidade nacional e a construção de um esforço contínuo na sua superação.
Supreenderia a muitos de nós conhecer a naturalidade com que o racismo esta impregnado em nosso cotidiano e os números desastrosos a evidenciar as consequências desse sentimento etnocêntrico que ironicamente corrói as esperanças de uma sociedade mais igualitária e justa.

Milton Santos
Por uma outra globalização do pensamento único à consciência universal.
Este livro de Milton Santos trata da globalização como fábula, como perversidade e como possibilidade aberta ao futuro de uma nova civilização planetária.
Os atores mais poderosos desta nova etapa da globalização reservam-se os melhores pedaços do Território Global e deixam restos para os outros. Mas a grande pervesidade na produção da globalização atual não reside apenas na polarização da riqueza e da pobreza, na segmentação dos mercados e das populações submetidas, nem mesmo na destruição da natureza. A novidade aterradora reside na tentativa empirica e simbólica de construção de um único espaço unipolar de dominação. A tirania do Dinheiro e da Informação, produzida pela concentração do capital e do poder, tem hoje uma unidade técnica e uma convergência de normas sem precedentes na história do capitalismo.

Milton Santos e María Laura Silveira
O Brasil território e sociedade no início do século XXI.
Este livro atende a dois objetivos centrais: oferecer uma visão globalizadora da realidade nacional e fazê-lo através de um dos seus aspectos mais integradores: o território.
Os fatos emergentes do período são aqui apresentados e os novos traços da econômia, da sociedade e da política aparecem por meio da redefinição das relações entre a terra e a gente do Brasil, perante as novas condições internacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário